segunda-feira, 10 de maio de 2010

Primeiro Post - valores da sociedade

Vendo os valores difundidos, com conhecimento, sabedoria e treinamento, pelo movimento escoteiro, coloco aqui a minha primeira idéia invisível. Se existisse um governo interessado no futuro e no bem-estar da população, capaz de tomar atitudes que talvez não fossem trazer benefício financeiro, político ou de poder aos envolvidos, muita coisa boa poderia ser feita. O governo poderia fazer algum acordo com o movimento escoteiro. Eu imagino que cada escola pública, especialmente no ensino fundamental, poderia ter um grupo escoteiro associado, e os alunos serem incentivados (não obrigados, obviamente) a participar. Eu consigo visualizar aquele monte de criança, que é humilhado pelo pai bebum e apanha da mãe, aprendendo um mínimo de valor humano. Aprendendo a pensar nos outros, a fazer o bem, a se esforçar. Aumentando sua auto-estima, acreditando que são capazes de construir algo decente e contribuir positivamente para a sociedade. Sentindo que possuem algum valor, que são importante para alguém, que são importante de alguma forma. Desenvolvendo sua independência de forma assistida e guiada por um adulto maduro e que sabe o que está fazendo, ao invés de simplesmente ser jogada em alguma sinaleira a pedir qualquer coisa. Conhecendo o companheirismo e o trabalho em equipe para alcançar um objetivo, ao contrário da competição estilo lei-do-mais-forte tão comum nas parcelas menos favorecidas da sociedade (vilas e favelas).
Não que elas não fossem conhecer o lado mesquinho das pessoas. Mas, ao ver e aprender que existe um outro lado, uma outra opção, pelo menos assim teriam escolha. É hipocrisia ou ignorância dizer que alguém que cresceu nas condições adversas tão comuns dos grandes centros urbanos do Brasil escolhe seu destino, e que "poderia" ter estudado, conseguido um emprego honesto, ter tido uma vida digna. Pura balela. Ninguém pode escolher o que não sabe que existe.
Um grupo escoteiro por escola pública. Ensinando valores, melhorando a estima das crianças, mostrando uma possibilidade nova. Minha idéia invisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens ofensivas ou com palavreado de baixo calão não serão aprovadas.